Como a Uber está silenciosamente se tornando um dos maiores serviços de entrega de alimentos do mundo


Conhecida pelo aplicativo de caronas, a Uber se lançou de vez no setor de entrega de alimentos com a marca Uber Eats, a estratégia parece estar dando certo, muito certo.





A história dos aplicativos de pedidos de alimentos é repleta de concorrentes bem-sucedidos que nunca evitaram de dar créditos extras para deixar os clientes satisfeitos.





E como a Uber Eats se torna um dos maiores players do mercado, apesar de sua origem como um aplicativo de compartilhamento de viagens, fica ainda mais claro que, quando houver necessidade, o mercado encontrará uma maneira de tornar isso possível. E é o cliente que se beneficia disso.





Infelizmente, o governo ainda está aqui, taxando todos os benfeitores até que não haja mais nada a ser tributado.





A Evolução dos Serviços de Entrega de Alimentos





Depois da Seamless encerras suas atividades na indústria de serviços alimentícios, oferecendo às empresas um sistema on-line para encomendar alimentos de restaurantes e fornecedores em 1999, GrubHub acompanhou, dando aos clientes uma alternativa aos menus de papel em 2004. Em pouco menos de 10 anos, as duas empresas se fundiram, tornando-se o melhor aplicativo de pedidos de alimentos no mercado.





Agora, a Uber Eats está prestes a entregar US $ 10 bilhões em alimentos em todo o mundo este ano, tornando-se um dos maiores serviços de entrega de alimentos do mundo e deixando os concorrentes dos EUA como Postmates, Caviar e DoorDash na poeira.





Nos Estados Unidos, no entanto, o Uber Eats ainda fica atrás do GrubHub. Mas por quanto tempo?





Uber Eats e impostos





Dez anos depois de sua criação, a Uber está fazendo da entrega de alimentos uma parte importante de seus negócios.





Como observa a Forbes, a Uber Eats está prestes a gerar receita de US $ 1 bilhão em 2019. Para a empresa de São Francisco, isso é algo a ser explorado - especialmente porque a empresa vem perdendo milhões graças aos altos custos operacionais, impostos de US $ 411 milhões, e gastos extras para manter o negócio popular.





Para manter o negócio em andamento, a empresa espera fazer do Uber Eats a joia que fará seu valor saltar de US $ 76 bilhões para US $ 120 bilhões. Afinal, o negócio de compartilhamento de carona do Uber está em dificuldades em algumas partes do mundo, e sua tangente de carro autônomo está perdendo força após um acidente mortal envolvendo um veículo autônomo e um pedestre em março de 2018.





Para persuadir os investidores de que eles deveriam investir no Uber ao invés de competidores, a empresa terá que mostrar a Uber Eats como seu braço de maior sucesso. Infelizmente, pode demorar alguns anos, se não mais, para a Uber Eats deixar de perder dinheiro. Até o CEO Dara Khosrowshahi admite que não sabe quando o aplicativo de entrega de comida será lucrativo.





Mas, como o GrubHub mostrou que é possível sobreviver e fazer um dinheirinho extra nessa indústria, pagando motoristas e comercializando o serviço, Jason Droege, chefe do Uber Eats, acha que ser lucrativo é apenas uma questão de tempo. Uma das razões pelas quais os executivos da Uber permanecem positivos é que a maioria dos usuários da Uber Eats não usa o aplicativo de compartilhamento de carona da empresa.





Até mesmo os antigos concorrentes concordam que a empresa está se concentrando no mercado certo.





"De todas as apostas paralelas que a Uber fez ao longo dos anos, seja ela autônoma ou oferecendo outras coisas ou diferentes modalidades de transporte, isso se tornou o claro número um em escala e atenção do executivo", disse o ex-CEO da rival Eat24 Mike. Ghaffary disse aos repórteres.





Com o market share do Uber Eats crescendo de 3% para 24% em 2018 e o GrubHub perdendo parte do controle de mercado no mesmo ano, Ghaffary pode estar certo. No entanto, não será fácil cortar custos adicionando apenas mais parcerias de restaurantes e pedidos em lote para que os condutores realizem várias refeições de uma só vez. A empresa também terá que encontrar novas formas de pagar menos impostos, independentemente de os executivos admitirem ou não.





Como Jeff Deist, do Mises Institute, explica, os impostos afetam os negócios e seu comportamento mais do que podemos imaginar. E se a Uber não conseguir encontrar uma maneira de cortar despesas de outras maneiras, poderá ter que alterar radicalmente suas decisões futuras para evitar a perda da confiança dos investidores.





Com a gigante de aplicativos se aventurando em tantos mercados diferentes, é difícil ignorar que isso pode estar lentamente fazendo de sua presença uma garantia. Mas se a empresa não conseguir cobrir seus custos e obter algum lucro, não haverá incentivo para continuar no negócio.





Os legisladores recém-eleitos de Washington estão em pé de guerra contra grandes empresas como a própria Uber, e aumentar a receita de impostos é um dos seus principais objetivos. O que nos resta ver é se a Uber e outros gigantes da tecnologia sobreviverão ou apenas empacotarão tudo e mudarão de lugar se os legisladores conseguirem o que querem.





Chloe Anagnos é escritora profissional, estrategista digital e empresária. Apesar de ser uma millenial, ela nunca aceitou um troféu de participação.





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