A Educação é uma Mercadoria?


Eu geralmente pergunto à pessoa o que ela quer dizer com “mercadoria” e porque ela acredita que a educação não se qualifica como tal. O melhor que posso dizer é que o termo “mercadoria” tem pelo menos duas definições no senso comum. Se a educação é ou deve ser uma mercadoria, pode depender apenas da definição que estamos usando.





O que é uma mercadoria?





De acordo com o dicionário, existem nada menos que cinco definições da palavra “mercadoria”. Quando debatemos se a educação é uma mercadoria, acho que duas dessas definições geralmente estão em jogo. Uma definição (número 5) sugere que uma mercadoria é um bem “sujeito a pronta troca ou exploração dentro de um mercado”.
Por essa definição, qualquer coisa que possa ser negociada em um mercado - da comida que compro a serviços de aconselhamento - é uma mercadoria.





Esta é a definição defensores da escolas alternativas como eu mesmo uso. E por essa definição, a educação - ou pelo menos a escolarização formal - claramente se qualifica como uma mercadoria. Pode ser, e de fato é, comprada e vendida da mesma forma que os serviços de aconselhamento podem ser comprados e vendidos.





Uma escola tem um serviço para fornecer e está disposta a fornecê-lo em troca de pagamento. De fato, se os críticos estivessem certos de que a escola não é uma mercadoria - pelo menos por essa definição - o debate sobre escolas alternativas não seria um problema. O ensino não pode ser comprado ou vendido. No entanto, claramente, pode.





Mas a educação deve ser uma mercadoria?





Algumas pessoas que dizem que educação não é uma mercadoria podem significar que a educação não deve ser comprada ou vendida, mesmo que tecnicamente possa. Se é isso que eles querem dizer, eu simplesmente peço para eles serem mais claros. Não significa que a educação não é uma mercadoria, mas que não deve ser comprada ou vendida. Parece uma escolha difícil, mas a mudança de frase é importante porque é literalmente um debate diferente. Ao invés de um debate sobre se a educação é como os outros serviços que compramos ou vendemos, a nova questão se torna se devemos ou não vendê-la mesmo que seja como esses outros serviços.





Tive muitas discussões com pessoas com objeções morais profundas à compra e venda de educação, mesmo que possa ser comprado e vendido, eles dizem, não deveria ser. Talvez por não ter muita simpatia por esse ponto de vista, gosto de perguntar por que eles dizem que a educação não deve ser comprada e vendida. Suas respostas geralmente são sobre como as boas formações não podem ser padronizadas porque os alunos não são robôs.





Outra definição de mercadoria





Isso nos leva à segunda definição possível de “mercadoria”, a que eu acho que é mais comum nas mentes dos detratores escolares. O dicionário sugere que uma “mercadoria” pode se referir a “um produto não especificado produzido em massa”. A Investopedia detém essa definição ressaltando que “a qualidade de um determinado produto pode diferir ligeiramente, mas é essencialmente uniforme entre os produtores”. Estamos pensando em mercadorias desta maneira, elas podem invocar imagens de produtos crus que são padronizados em qualidade, do milho ao cobre.





Quem tem mais probabilidade de padronizar a educação?





Se esse tipo de coisa padronizada é o que entendemos por “mercadoria”, posso entender por que as pessoas não querem que a educação seja uma mercadoria. Enquanto os alunos forem diferentes, eles podem argumentar que a educação não deve ser “de tamanho único”. Concordo! Então, novamente, é por isso que eu sou a favor de escolas alternativas.





Quando alguém se opõe à escolha da escola porque “mercantiliza” a educação, eu gostaria de lembrá-los de duas coisas. Primeiro, se a padronização grosseira é o que eles estão preocupados, os governos e seus sistemas de escolas públicas fazem um trabalho maravilhoso de padronização! Eu diria que a pior coisa que podemos fazer se queremos evitar a “mercantilização” é deixar as escolas nas mãos dos governos. Por outro lado, a melhor coisa que podemos fazer é abrir caminhos para fornecedores concorrentes e escolas alternativas.





Em segundo lugar, gosto de lembrar aqueles que se opõem à “mercantilização” da educação, que provavelmente estão usando uma definição diferente da palavra do que eu. Quando ouvem “mercadoria”, provavelmente imaginam alguma coisa padronizada como robôs. Quando ouço “mercadoria”, estou simplesmente imaginando um serviço que pode ser comprado e vendido em um mercado. Algumas coisas nos mercados - muitos itens na minha mercearia, por exemplo - são padronizadas porque as pessoas querem padronização. (Eu certamente quero saber que o queijo que eu comprar hoje vai ter o mesmo gosto do queijo que eu comprei na semana passada.)





Outras coisas que compramos nos mercados - pense em serviços de aconselhamento ou design de interiores - não são padronizadas porque os consumidores não querem padronização. De fato, os mercados produzirão bens e serviços tão padronizados (ou não) quanto os clientes parecem querer. Algumas famílias podem querer uma abordagem padronizada para a educação porque acreditam que o modelo X é eficaz e querem que seus filhos sejam educados nesse modelo com fidelidade. Outras famílias preferirão escolas que não sejam padronizadas, que sejam flexíveis o suficiente para educar diferentes alunos de maneira diferente.





"Mercadoria" é uma palavra complicada com várias definições possíveis. Pode se referir a qualquer coisa que possa ser negociada em um mercado, ou mais especificamente, a um produto padronizado e intercambiável. Quando os opositores das escolas alternativas acreditam que “a educação não é uma mercadoria”, provavelmente cabe a nós perguntar o que eles querem dizer com a palavra.





Kevin Currie-Knight é professor do Departamento de Educação Especial, Fundações e Pesquisa da Universidade de East Carolina. Seu site é KevinCK.net. Ele é membro da Rede de Faculdades da FEE.





Via Fee.org


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