Por que a epistemologia é importante (na economia e na nutrição)


Cetonas estão por toda parte. E assim estão associadas dietas ricas em carboidratos e com alto teor de carboidratos, bem como padrões alimentares que incluem jejum intermitente - todas defendidas como soluções para obesidade, Alzheimer, diabetes, etc. Embora as dietas existam há algum tempo, a adição de jejum intermitente é nova, embora onipresente. Tanto que tomei conhecimento e considerei modificar meus padrões alimentares. Então me bateu …





Trinta anos atrás, quando eu estava correndo de bicicleta, uma nova dieta e livro eram a raiva, pelo menos para os atletas. Robert Haas, o autor do livro, Eat to Win, alegou que sua dieta havia rejuvenescido a carreira no tênis de Martina Navratilova, com Navratilova concordando veementemente que sua resistência havia melhorado imensamente. A chave para seu desempenho aprimorado era carboidratos de alta qualidade. Muitos deles. As gorduras eram a energia que roubava o mal e eram eliminadas o máximo possível. Então eram açúcares simples.





A dieta fazia sentido, pelo menos para pessoas como eu que tinham pouca base na complexa ciência da comida, energia e desempenho. Com certeza parecia melhor - mais científico - do que tentar treinar e depois comer panquecas, tortas e refrigerante. Então, na maior parte, eu vivi isso.





Uma década depois, surgiu uma nova "ciência" dizendo que, para uma ótima recuperação e crescimento muscular, os atletas devem substituir o padrão, três grandes refeições por refeições menores e frequentes. E eu fui junto.





No entanto, este artigo não é uma história de dietas e desempenho atlético. Nem é uma revisão da ciência por trás do aconselhamento nutricional, ou mesmo uma discussão sobre a eficácia desse conselho. É simplesmente uma reflexão sobre como eu, e massas de outras pessoas, aparentemente podemos mudar nossos pontos de vista em 180 graus sem qualquer reflexão sobre o processo que leva a essa mudança. Em outras palavras, como é que adotamos a última moda passageira, por assim dizer, sem qualquer pausa sobre o motivo pelo qual agora refutamos inabalavelmente o que uma vez afirmamos ser verdade?





Deixando de lado as dietas, já que elas são escolhas pessoais de indivíduos atuantes, o que me interessa é como as pessoas se lançam no mar de ideologias sem qualquer reconhecimento de que a política que apoiaram ontem é um anátema hoje. Alguns exemplos ajudarão.





Há sessenta anos, os esquerdistas estavam associados a intervenções domésticas e internacionais. Os conservadores defendiam o princípio de não haver complicações estrangeiras. Mesmo anos depois, o ditado que ouvi quando era jovem: "Os democratas nos fazem guerras, os republicanos nos tiram delas". Então, durante um curto período de tempo, os esquerdistas se tornaram antiguerra, protestando corretamente contra as guerras eternas dos conservadores pela paz eterna.





Embora pareça haver algum apoio entre os conservadores para uma retirada da Síria, e talvez até de outros países, os conservadores ainda são pró-militaristas e pró-intervencionismo. Por outro lado, a esquerda anti-guerra abandonou sua posição e adotou o atual programa progressivo de fomentar conflitos civis.





Hoje, as pessoas orgulhosamente se dizem de esquerda ou conservadoras, fingindo que essas palavras evidenciam visões eternas. No entanto, os principais esquerdistas lamentam a morte do líder da guerra, o pai Bush, enquanto os conservadores acreditam que precisamos de outro Bush progressista ou um Romney revitalizado para voltar aos velhos tempos da velha e boa razão - apesar de tais visões contradizerem o liberalismo e o conservadorismo passado.





Novamente, este artigo não é uma tentativa de entender como essas visões foram alteradas ou quem as alterou. É uma tentativa de compreender como as pessoas que afirmavam estar de um lado ou de outro se viam mudando seus pontos de vista também - sem sequer um momento de reflexão de como seus pensamentos de ontem entraram em conflito com seus pensamentos de hoje.





Eu não estou questionando as crenças atuais - isto é, para um artigo diferente. Eu estou questionando como os liberais passaram de uma dieta de carboidratos altos para um de alto teor de gordura, por assim dizer, e vice-versa, com conservadores logo atrás, e nenhum lado considerando a linhagem de seus pontos de vista.





A resposta é epistemologia - ou falta dela. Assim como não tenho um histórico real em ciência nutricional, e posso aparentemente seguir a última moda sem olhar para trás, a maioria das pessoas não tem nenhum conhecimento em economia - ou, mais apropriadamente, economia política. Isso permite que eles se apeguem a um termo (conservador ou de esquerda, ou qualquer outro), mesmo quando sua definição muda por baixo deles.





Assim como não tenho um histórico real em ciência nutricional, e posso aparentemente seguir a última moda sem olhar para trás, a maioria das pessoas não tem nenhum conhecimento em economia - ou, mais apropriadamente, economia política. Isso permite que eles se apeguem a um termo (conservador ou de esquerda, ou qualquer outro), mesmo quando sua definição muda por baixo deles.





Antes de descobrir Mises e o Mises Institute, passei entre as várias posições "científicas" sobre economia política. Sem um forte entendimento da verdade, fui facilmente influenciado pelo mais recente documento de posicionamento. Como eu tinha graduação em matemática com ênfase em economia, tinha certeza de que a questão não era uma política específica, eram os modelos matemáticos que justificavam políticas e orientavam sua implementação - as equações tinham alguns pequenos erros que simplesmente precisavam ser corrigidos.





Uma vez que li Mises, Rothbard, etc., percebi que a questão não eram as equações ou até mesmo as políticas, por si só. A questão foi a base dos meus pontos de vista. Agora entendo a economia (embora ainda esteja aprendendo), não apenas as várias peças e partes que podem ser remontadas por engano, mas a base abrangente que serve para me proteger de cometer erros críticos e erros de julgamento.





Eu não tenho nada perto desse entendimento em relação à nutrição. Mas eu deveria. Embora a nutrição seja pessoal, é essencial para minha vida. Então eu preciso ler e pesquisar antes de permitir que meus pontos de vista sejam transformados em ângulos obtusos.





A economia política também afeta a saúde. À medida que as visões passam da liberdade para o controle, nossa própria existência está em risco. Por isso, é imperativo entender também a economia política.





Se você não tem uma base em economia, o mises.org tem tudo o que você precisa. Tire algum tempo para fortalecer seus fundamentos. E, igualmente importante, aproveite as oportunidades para mostrar a outras pessoas. No mínimo, peça a eles s que definam em que acreditam e por que acreditam que é verdade. E quando eles não conseguirem, mande um texto mostrando a perspectiva libertária como um pequeno encorajamento. Será bom para nossa liberdade.





Jim Fedako, pai de sete filhos e analista de negócios, mora nos campos do subúrbio de Columbus.





Via Mises.org


Comentários